O Chevrolet Volt está sendo investigado depois de pegar fogo três após um crash test. Agora o Yahoo! Autos nos Estados Unidos encontrou mais um problema que pode ocasionar incêndios….
O Yahoo! Autos informa que os donos dos Chevy Volt nos Estados Unidos estão reclamando de um problema que está acontecendo por algum tempo. O fio elétrico usado para recarregar o Volt na tomada comum de 120V pode pegar fogo. A General Motors afirma que o fio não tem problema, mas afirma que o problema pode estar na fiação elétrica das casas dos proprietários, apesar que vários fios de recarga foram substituídos e houve mudanças no desenho também. Até o momento não se tem conhecimento de nenhum incêndio que possa ter causado pelo fio de recarga, e nenhuma reclamação formal foi feita junto ao NHTSA – National Highway Traffic Safety Administration, órgão americano que administra a segurança de veículos, mas segundo o Yahoo! Autos, o problema chamou a atenção junto a uma das empresas de eletricidade que teve problema com o fio que recarrega as baterias do Volt, que derreteu durante uma recarga.
O fio de recarga vem junto com o Volt, e funciona juto a uma estação de recarga que a GM espera que o dono seja responsável pela instalação. Desde que o Volt foi lançado no mercado americano no ano passado vários proprietários vem reclamando no fórum GM-volt.com, e de acordo com o resultado de uma pesquisa informal, 19 de 53 proprietários tiveram algum tipo de problema com o fio de recarga. A grande maioria dos problema foi devido a falha no funcionamento do fio que gera um código de erro no sistema eletrônico do Volt, mas algumas pessoas reclamaram do fio superaquecendo ou até mesmo derretendo durante a recarga.
Em março de 2011, um proprietário de Delaware disse que o fio ficou tão quente que chegou a causar queimaduras de segundo grau quando o dono foi tentar enrolar o fio após uma recarga. Outro proprietário postou a foto acima em Outubro de 2010 depois de conectar o fio de recarga em um conector múltiplo. Mesmo admitindo o erro ao usar um conector múltiplo, mas mesmo assim ele alerta sobre o problema.
Em todos os casos os proprietários afirmam que a GM trocou os fios de recargas sem nenhum problema, mas outros donos afirmam que o fio para reposição está começando a faltar. De acordo com o departamento de peças da Boardwalk Chevrolet, um concessionário em Redwood City, Califórnia, o fio demora entre quatro a cinco dias para ser entregue, e que a GM colocou os pedidos em espera, provavelmente porque existe algum tipo de problema.
Acima, o conector do Nissan Leaf, e abaixo o do Chevrolet Volt mostrando sinais de danos causado pelo calor.
Ainda de acordo com o Yahoo! Autos, os fabricantes de automóveis devem seguir as regulamentações federais ao projetar um carro, mas não existe nenhuma regulamentação em relação aos fios de recarga e conectores de carros elétricos. O site compara o conector do Volt com o do Nissan Leaf, dizendo que o do Volt tem um aspecto que apresenta menos qualidade. Enquanto que o fio do Leaf custa US$600, o do Volt custa US$450.
O NHTSA está investigando o Volt por problemas nas baterias depois de um incêndio em um carro depois de um teste de impacto. A agência está também de olho nos problemas com os fios de recarga e deverá tomar medidas necessárias.
Leia também:
Crash Test do Chevy Volt coloca baterias de íon lítio em dúvida
As preparações para um carro elétrico